Uma operação da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Esteio, chegou em Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira (25) e prendeu duas pessoas pelos crimes de estelionato e extorsão praticados por organizações criminosas. A ação também ocorreu em outras quatro cidades.
A operação “Dívida Ativa” cumpriu nove mandados de prisão e doze mandados de busca e apreensão nas cidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Canela, Novo Hamburgo e Porto Alegre. A investigação apurou que os suspeitos presos atuavam na prática dos golpes através da utilização de telefones celulares. As atividades ilícitas consistiam em adquirir bens anunciados em sites de compras, utilizando-se de perfis falsos e informando pagamentos inexistentes. O segundo núcleo do grupo criminoso atuava extorquindo prestadores de serviços, através de ameaças.
Em Caxias do Sul, duas pessoas foram presas e uma das medidas cautelares ocorreu na Penitenciária Estadual do município. O mandado foi cumprido com apoio da Polícia Penal, sendo apreendidos aparelhos celulares com chip na cela dos investigados.
O Delegado titular da Delegacia de Esteio, Marco Swirski, destacou a efetividade da operação, na qual se logrou êxito nas prisões dos envolvidos. O Delegado Regional de Canoas, Cristiano Reschke, também afirmou ser de extrema importância que as demais vítimas do esquema criminoso procurem a Polícia Civil para registrar e denunciar outros eventos criminosos do grupo investigado.