Na manhã desta quinta-feira (22), equipes do 4º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar, ao verificarem denúncias sobre um local utilizado para a comercialização de entorpecentes, apreenderam aproximadamente 30 quilos de maconha e um revólver calibre 38 no bairro Nossa Senhora das Graças, em Caxias do Sul.
Durante a tentativa de abordagem em frente ao local da denúncia, um homem avistou as equipes e fugiu para uma área de mata nos fundos da residência. Durante a fuga, o suspeito efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram. Após buscas, o homem foi localizado com um revólver calibre 38 e ferido pelos policiais, que solicitaram socorro médico. O óbito foi atestado pelo SAMU.
Ainda na abordagem inicial, uma mulher que estava com homem foi presa e com ela, foi encontrada a droga que seria entregue para fracionamento e distribuição.
O homem morto na ação possuía um extenso histórico criminal por tráfico de entorpecentes, roubo, porte ilegal de arma de fogo, extorsão, estelionato e receptação de veículos. Em outubro de 2023, ele havia sido preso junto com outras três pessoas por tráfico de entorpecentes. Na ocasião, foram apreendidos 103 quilos de maconha, que seriam fracionados e distribuídos no formato de tele-entrega.