A manhã desta segunda-feira (03) foi movimentada na Câmara Municipal de Vereadores. Os relatos e documentos protocolados ao longo do dia na Casa descrevem uma confusão envolvendo os colegas do Partido Liberal (PL) Hiago Morandi, atual vereador, e Mauricio Scalco, ex-vereador e atual presidente municipal do PL.
O assunto veio à tona após Morandi solicitar em um documento ao presidente da Câmara, Lucas Caregnato (PT), que Scalco seja impedido de acessar o gabinete em que trabalha. Na descrição dos fatos, Hiago cita que o ex-vereador adentrou as instalações da Casa e, de forma ofensiva e desrespeitosa, proferiu palavras injuriosas contra os assessores políticos do gabinete, bem como contra o próprio.
Na sequência, o vereador Rafael Bueno (PDT) protocolou um pedido de imagens das câmeras de segurança entre às 10h45 e 11h15 desta segunda na imediações do gabinete do vereador Hiago Morandi. O pedido de Bueno, segundo o parlamentar, acontece pois uma visita que iria até o respectivo gabinete teria se sentido constrangida e ameaçada pelas circunstâncias da confusão.
Em resposta, o ex-vereador Mauricio Scalco também fez uma solicitação ao presidente do Legislativo por imagens das câmeras. No pedido foram requisitadas as gravações do segundo andar da Casa entre 10h e 11h30 desta segunda. Mais precisamente, das câmeras de acesso ao gabinete do vereador Capitão Ramon (PL) e Hiago Morandi. Scalco argumentou a necessidade das imagens para comprovar a inveracidade dos fatos narrados por Morandi.