Durante sua fala no Grande Expediente na Sessão Ordinária do Legislativo nesta quarta-feira (9), o vereador Hiago Morandi (PL) teceu críticas a atuação de Mauro Pereira, executivo do Escritório Municipal de Relações Institucionais e Representação em Brasília. O parlamentar chegou a exibir um cartaz com uma imagem de Mauro e a inscrição “procurado”, como referência aos cartazes de procurados nos filmes de faroeste.
De acordo com o vereador, o escritório não tem apresentado resultados visíveis para a população caxiense, como o repasse de recursos para áreas prioritárias da administração pública, como a saúde, por exemplo.
As falas de Morandi causaram repercussão entre os colegas da base do governo, que defenderam as ações do escritório na Capital Federal. Mauro Pereira foi empossado pelo prefeito Adiló Didomenico, como Executivo do Escritório Municipal de Relações Institucionais e Representação em Brasília, no início de fevereiro deste ano. Mauro argumenta que como se trata de algo inovador, é preciso tempo para que o escritório comprove sua eficácia nos trâmites com o centro administrativo federal.
Mauro ainda ressalta que tem tido uma agenda cheia de compromissos na Capital Federal, se reunindo com deputados e recebendo representantes de empresas e instituições locais em seu escritório. O representante do executivo ainda destaca alguns repasses realizados recentemente ao município intermediados por ele, como a emenda para a reforma do Enxutão e para a implantação de três rotas de cicloturismo em Caxias.
A criação do Escritório Municipal de Relações Institucionais e Representação em Brasília, foi uma das promessas de campanha do prefeito Adiló Didomenico. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores em dezembro de 2024. A nova estrutura tem por finalidade planejar, dirigir, coordenar e executar ações de apoio ao governo municipal e aos demais representantes junto às instâncias federais de poder, auxiliando no andamento de projetos, convênios, contratos e de outros assuntos de interesse do Governo Municipal junto à União.