Nesta segunda-feira (7), faleceu aos 83 anos, Guiomar Chies. Natural de Montenegro, Guiomar formou-se em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e teve uma carreira como bancário. No início de 1962, reeditava o jornal O Espião, do Grêmio Estudantil do Cristóvão de Mendoza. No mesmo ano, assumiu o cargo de diretor do departamento de Imprensa da União Caxiense dos Estudantes Secundaristas (Uces).
A partir de 1965, dedicou-se à área de Comunicação na cidade, contribuindo para diversos veículos impressos e rádios de Caxias do Sul e da região. No ano de 1967, Chies entrou na Companhia Jornalística Caldas Júnior, de onde produzia material para os jornais Correio do Povo, Folha da Tarde e Folha Esportiva, de Porto Alegre. Em 1969 e em 1970, escreveu para o Correio Riograndense, semanário dos Freis Capuchinhos. Em 1971, ingressou no Jornal Pioneiro. Chies atuou como redator de notícias e repórter nas rádios Difusora Caxiense, de 1976 a 1987; Caxias, de 1978 a 1981; São Francisco, em 1981 e 1983, e Miriam, de Farroupilha, em 1977.
Em 2019, foi agraciado com o prêmio “Contribuição à Comunicação” pela Associação Rio-grandense de Imprensa da Serra Gaúcha (ARI-Serra Gaúcha), em reconhecimento ao seu compromisso e dedicação à profissão ao longo dos anos. Em 2020, recebeu o título de Cidadão Caxiense da Câmara Municipal.
Guiomar atuou na Câmara de Vereadores por 28 anos, exercendo as funções de diretor-geral e assessor de imprensa. Além disso, foi suplente da bancada da extinta Arena durante a Legislatura de 1973 a 1976.
Chies presidiu a Associação Artística, Cultural e Recreativa Stella Alpina de Caxias do Sul e se considerava pesquisador, publicando várias obras, incluindo “Os Poderes fazem História”, “Os 50 anos da Paróquia Santa Catarina: Dignidade e Independência” e “105 anos de voluntariado: a história do Pio Sodalício Damas de Caridade do Hospital Pompéia”.
O membro do grupo Miseri Coloni e ex-secretário da Cultura de Caxias do Sul, João Wianey Tonus, afirma que o falecimento de Chies é uma grande perda para a cultura italiana na cidade.
O presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Lucas Caregnato (PT), prestou solidariedade aos enlutados pela morte de Chies.
O velório de Guiomar Chies está sendo realizado no Memorial São José, e o sepultamento ocorre às 16h30 no Cemitério do Bairro Santa Catarina. O prefeito Adiló Didomenico decretou luto oficial de três dias pelo falecimento.