Um guarda municipal de 42 anos foi preso pela polícia no sábado (13/01) após se envolver em um acidente de trânsito e fugir do local sem ajudar as vítimas. O incidente aconteceu no cruzamento das ruas Anício Borges do Santos e João da Costa, no Loteamento Bom Pastor II. O guarda estava dirigindo um carro vermelho (Onix), que colidiu com uma motocicleta. Após a colisão, a moto ficou presa no carro e foi arrastada até a rua Tancredo Neves, onde ambos os veículos pegaram fogo.
Uma das vítimas, um jovem de 18 anos que estava na moto sem habilitação, afirmou que o guarda não respeitou a sinalização de pare e avançou, causando a colisão. Outra passageira de 19 anos também caiu da moto no momento do acidente. Pessoas que estavam no local retiraram o guarda do carro, agredindo-o devido à falta de socorro às vítimas e à tentativa de fugir.
O veículo do guarda, com licenciamento vencido, foi rebocado pela polícia. As vítimas da moto foram levadas pelo SAMU para atendimento de emergência devido à gravidade das lesões. O guarda se recusou a fazer o teste do bafômetro no local, sendo levado à delegacia e submetido ao exame clínico cinco horas após o acidente. No Instituto-Geral de Perícias de Caxias do Sul, ele se recusou a fornecer material para exame laboratorial, mas o laudo provisório não indicou embriaguez.
O guarda, que é o coordenador da formação da Guarda Municipal de Flores da Cunha, foi registrado pela polícia por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. Uma das vítimas permanece em observação no hospital.
Em nota, a Guarda Municipal de Caxias do Sul informou que o servidor envolvido no acidente será afastado imediatamente de suas atividades até que sejam apurados os fatos. Ele estava cedido para a Guarda Municipal de Flores da Cunha, mediante convênio que será encerrado a partir desta segunda-feira (15).
A administração ainda informa que irá abrir uma sindicância para apurar a conduta do sevidor, mesmo que tenha acontecido fora do horário de expediente ou de qualquer envolvimento com a atividade profissional. A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social também vai colaborar com as investigações da Polícia Civil.
A Administração Municipal de Flores da Cunha, através da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade também se pronunciou sobre o ocorrido.
CONFIRA A NOTA COMPLETA:
A Administração Municipal de Flores da Cunha, através de sua Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade, informa que desde a noite de 13 de Janeiro, vêm acompanhando o desenrolar dos fatos envolvendo o Guarda Municipal permutado com o município de Caxias do Sul, mediante Termo de Convênio de Permuta de Servidores. Destacamos que o curso de formação da Guarda Municipal de Flores da Cunha é ministrado e coordenado pela Brigada Militar, que vem realizando um excelente trabalho, inclusive, sendo o nosso município referência para outros formarem suas guardas municipais. A Administração Municipal repudia veementemente a postura adotada pelo servidor envolvido no acidente de trânsito no município vizinho e, diante da gravidade dos fatos, buscou contato com a Administração Municipal de Caxias do Sul para a devolução imediata do servidor permutado, sendo informado que o guarda será afastado de suas atividades e aberto procedimento de sindicância para a devida apuração dos fatos pelo município de Caxias do Sul. Seguimos fortes na missão de criar uma Guarda qualificada e que estará atuando junto da comunidade, buscando proteger nossos munícipes e a todos que a nossa cidade receber, pois esse é o propósito da nossa guarda municipal.
MUNICÍPIO DE FLORES DA CUNHA
Na madrugada deste domingo (14/01), os policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar prenderam em flagrante um homem por posse de entorpecentes e violência doméstica em Caxias do Sul. Por volta da 01h, na Rua Doutor Antônio Bosi, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, a vítima, uma senhora de 73 anos, relatou uma situação de desordem envolvendo sua irmã, seu sobrinho e sua mãe. Ao tentar intervir, a vítima foi agredida pelo sobrinho.
A guarnição se deslocou até o local, identificou o agressor, um homem de 41 anos, que resistiu à abordagem, sendo necessário contê-lo e algemá-lo. Durante a revista, foram encontradas 03 porções de uma substância semelhante a maconha, pesando 13 gramas.
Diante dos acontecimentos, o agressor foi conduzido para a Delegacia, onde foi lavrado o flagrante, incluindo as acusações de posse de entorpecentes e violência doméstica.
Na noite de sábado (13/01), os policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar prenderam em flagrante um homem por roubo a pedestre em Caxias do Sul. Por volta das 22h30, na rua Pinheiro Machado, no bairro São Pelegrino, a vítima, um homem de 25 anos, ligou para o 190 relatando que teve seu celular roubado nas proximidades da Estação Férrea por um indivíduo armado com uma faca.
A guarnição, ao receber as características do suspeito, iniciou as buscas e localizou o autor, um homem de 25 anos. Durante a revista pessoal, encontraram o celular da vítima e uma faca com uma lâmina de aproximadamente 20 centímetros. O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi reconhecido pela vítima e confessou ser o autor do crime. O flagrante foi lavrado pela polícia.