O Governo do Estado oficializou na última sexta-feira (27) o contrato para a construção da nova unidade prisional em Caxias do Sul, com início das obras previsto para 2025. A conclusão está estimada para ocorrer em até 18 meses, com um investimento de R$ 261 milhões. O governador Eduardo Leite já havia anunciado a construção do novo espaço prisional em novembro, durante uma reunião na prefeitura com o prefeito Adiló Didomenico. Na ocasião, Leite informou, em entrevista coletiva, que o projeto previa inicialmente uma capacidade para 800 presos. Ele destacou ainda que o início da obra dependia da execução de 10 quilômetros de rede de abastecimento de água, uma responsabilidade assumida pela prefeitura.
No entanto, o projeto foi ampliado e consolidado com a nova penitenciária que será erguida na região de Apanhador, no limite com São Francisco de Paula, próximo à Penitenciária Estadual de Caxias do Sul. Agora, a unidade contará com capacidade para 1.650 detentos, com a promessa de reduzir significativamente o déficit de vagas na região.
A obra será executada pela empresa Verdi Sistemas Construtivos, de Ivoti, responsável por outros importantes empreendimentos no sistema prisional gaúcho, como o Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional e a Penitenciária de Charqueadas II. Em 2024, os investimentos em novas obras e na ampliação de vagas já existentes ultrapassaram R$ 800 milhões, o que resulta na criação de mais de 5 mil novas vagas em todo o Rio Grande do Sul.