O ano de 2024 chega ao fim com o preço dos combustíveis registrando nova alta, o valor médio do litro da gasolina foi encontrado à média de R$ 6,29 nos postos de abastecimento do país, no encerramento do mês de dezembro. Em comparação a novembro, os números representam um aumento de 0,48% na comercialização do produto. O aumento também pode ser notado nos valores do etanol, que fechou o último mês do ano em R$ 4,27, após alta de 1,18% em seu preço médio.
Os números são da mais recente pesquisa do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível. Os dois combustíveis registraram aumento do valor para o consumidor em todas as regiões do país na comparação com novembro. O presidente do Sindipetro Serra Gaúcha, Vilson Luiz Pioner, afirma que este aumento não era esperado e que a tendência para o início de 2025 é de estabilidade dos preços.
Vilson não detecta motivos no mercado para o aumento dos combustíveis, principalmente por conta da alta inflação vigente no país. Algumas mudanças devem ocorrer em 2025, o diesel terá o acréscimo de 1% de biodisesel em sua composição, enquanto na gasolina, será acrescentado até 5% de etanol, o que não deve interferir muito nos valores, por conta do preço do etanol ser mais barato do que a gasolina.
Na entrevista a Rádio Caxias, Vilson também fez uma avaliação dos desafios enfrentados em 2024 pela Sindipetro.
Para 2025, a tendência a curto prazo é que os valores dos combustíveis não sofram alterações significativas, refletindo o cenário econômico nacional e a estabilidade no preço do barril de petróleo no mercado internacional.