Responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte de Caxias do Sul desde agosto de 2020, a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) está próxima de concluir o ciclo a frente da unidade. A partir do dia 1º de abril, a UPA Zona Norte passa a ser administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), vencedor do novo processo de licitação.
O contrato, iniciado em 2020, foi marcado por um trabalho amparado pela ampla retaguarda dos cursos da área da saúde da UCS. Junto aos funcionários da Unidade, professores e alunos foram agentes fundamentais ao longo do período, oferecendo uma assistência humanizada a mais de 390 mil pacientes. No período, 3.869 alunos dos cursos de enfermagem, medicina, odontologia, farmácia, nutrição e radiologia realizaram mais de 56 mil horas de estágio na UPA.
O CEO da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Germano Schwartz, avalia a gestão da unidade durante o período e ressalta a competência nos serviços prestados.
Pesquisas internas realizadas mensalmente apontam um alto índice de satisfação da população com o atendimento e os serviços executados na UPA. Segundo Germano, a estrutura, material e humana, dedicada ao atendimento dos pacientes durante o período reflete em excelentes números de satisfação dos usuários.
A partir do mês de abril a UPA Zona Norte terá uma nova gestão. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anunciou ainda em fevereiro o resultado final do processo de licitação, que teve o Instituto IDEAS como vencedor. O novo contrato terá vigência de 60 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período, conforme decisão entre ambas as partes.