Há dois dias da abertura da 34ª edição da Festa Nacional da Uva, Caxias do Sul se prepara para um dos mais tradicionais eventos comunitários do Sul do Brasil. O Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh) da Região Uva e Vinho analisa as movimentações para os dias da Festa. A perspectiva é de um incremento de 20% na rede hoteleira e restaurantes ao longo dos 18 dias. O aumento é estimado em comparação com a edição de 2022.
O presidente da entidade, Marcos Ferronatto, aponta que os dias de maior movimento devem ser de sexta-feira a domingo. Nestes períodos, muitos hotéis já estão com as reservas esgotadas. Na área dos restaurantes a aposta do Sindicato é que, quem vem para ficar por mais tempo possa conhecer a culinária típica com toques temáticos. Assim, o Segh incentivou a utilização da uva na criação de pratos para integração com a festa.
Marcos Ferronatto explica que uma campanha, intitulada “Fique Mais Um Dia” tem sido desenvolvida pelo Segh visando a permanência do turista na cidade e a visitação de outros pontos. Ele cita que durante a semana as visitas tendem a ser mais rápidas, voltadas especialmente para o Parque de Eventos.
Para o setor de gastronomia e hotelaria, a Festa da Uva é considerada uma forte aliada. Isso porque atrai um público diferente, que promove incremento econômico notável para a região. O Segh vai estar presente no Parque de Eventos dando orientações e dicas para os visitantes.