Com a chegada da Páscoa, a expressão da fé ganha força nas paróquias das sete Regiões de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, que abrange também os municípios de Farroupilha e Bento Gonçalves. Após o Domingo de Ramos, a comunidade se prepara para as celebrações da Semana Santa, que começam no dia 17 de abril e se encerram no Domingo de Páscoa, 20 de abril, com diversas atividades em alusão à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
As ações religiosas têm início na quinta-feira, 17 de abril, às 10h, com a Missa do Crisma, em Farroupilha. A celebração, que expressa a unidade do clero diocesano e religioso, será presidida por Dom José Gislon. Durante a missa, serão abençoados os Óleos Santos do Batismo e da Unção dos Enfermos, além da consagração do Óleo do Crisma, utilizados na administração dos sacramentos. O momento também marca a renovação do compromisso sacerdotal por parte dos padres. Ainda na Quinta-feira Santa, ocorre a Missa da Instituição da Eucaristia, com o tradicional rito do lava-pés, que relembra a Última Ceia de Cristo.
Na Sexta-feira da Paixão, dia de jejum e abstinência de carne, não há celebração de missas. Em Caxias do Sul, a data é marcada pela encenação da 21ª Via Sacra e da Paixão de Cristo pela Juventude, às 9h, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio. À tarde, acontece a tradicional Procissão do Cristo Morto, que percorre as ruas centrais da cidade.
Fiéis das paróquias São Pelegrino, São Leonardo Murialdo e São Pio X se unem à comunidade da Catedral Diocesana, e às 15h, seguem em procissão pela avenida Júlio de Castilhos até a rua Guia Lopes. No entroncamento com a rua Sinimbu, ocorre o emocionante encontro das imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores, esta última trazida por fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e da comunidade Cristo Redentor. Após o encontro, todos retornam pela rua Sinimbu até a Catedral, onde Dom José Gislon realiza a oração sobre o povo. O mesmo tipo de procissão ocorre também no Santuário de Caravaggio e no centro de Bento Gonçalves.
O Sábado Santo será marcado pela Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo e da água, além do acendimento do Círio Pascal, simbolizando a ressurreição de Cristo e a proclamação da Páscoa. As celebrações também serão transmitidas pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul.
Transmissões ao vivo:
Na Quinta-feira Santa, a Missa do Crisma será exibida ao vivo às 10h, direto do Santuário de Caravaggio, e às 20h, da Catedral Diocesana. Na Sexta-feira da Paixão, a transmissão começa às 14h, com a Celebração da Paixão e a Procissão, também da Catedral. Já no Sábado Santo e no Domingo de Páscoa, as transmissões ocorrem às 19h, ambas com imagens geradas da Catedral.
A Diocese também prepara uma bênção especial de Páscoa do bispo diocesano, Dom José Gislon, direcionada às famílias. O momento de oração será veiculado pelas rádios locais e nas redes sociais, ao meio-dia do Domingo de Páscoa, 20 de abril.