A Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul (FAS) anunciou, para o próximo ano, a criação de uma dotação orçamentária específica, voltada para recursos a serem utilizados exclusivamente em situações de calamidade pública e emergência. A dotação representa um valor previsto em orçamentos públicos para despesas específicas.
A adequação orçamentária surgiu após a calamidade enfrentada em maio no município, quando a FAS, por meio da Prefeitura, precisou implementar ações rápidas para atender pessoas vulneráveis. A destinação orçamentária complementa o trabalho realizado após o evento climático, período em que foi instituída no município a Comissão de Emergência. Composta por servidores de carreira da FAS, a Comissão tem como objetivo criar um documento que estabeleça diretrizes de atuação da Fundação em momentos atípicos, como o ocorrido em maio deste ano ou durante a pandemia de Covid-19.
Conforme a presidente da FAS, Geórgia Tomasi, a criação da dotação orçamentária permitirá maior agilidade no enfrentamento de situações emergenciais extremas, ao mesmo tempo em que garante uma prestação de contas transparente à população. Dessa forma, os recursos destinados devem ser essenciais para o planejamento das ações.
A Comissão de Emergência entregou um relatório sobre a calamidade enfrentada na última semana, com o estabelecimento das iniciativas apresentadas, ações permanentes devem ser utilizadas em momentos de prontidão ou emergência.