Cerca de 50 famílias de Caxias do Sul, atingidas pelas fortes chuvas das últimas semanas, já podem solicitar o saque-calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O recurso está disponível até o dia 06 de agosto de 2024 e o valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo.
E para solicitar, é fácil e sem a necessidade de comparecer a uma agência. Pelo Aplicativo FGTS basta ir na opção: “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”: Clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista – Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência. No processo, serão solicitados alguns documentos, então tenha em mãos:
- Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento;
- Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros) emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
- Não sendo possível a validação, o cidadão deverá apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada.
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Ao registrar o pedido é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Pelas redes sociais, o Prefeito Adiló Didomenico revelou que está buscando a liberação do saque-calamidade para toda a população de Caxias do Sul, dado que muitas pessoas trabalham informalmente, então facilitaria o acesso aos valores para que, por exemplo, familiares possam auxiliar os atingidos.
Mais informações sobre o Saque Calamidade, inclusive com a lista vigente de municípios habilitados, podem ser obtidas no site: https://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/saque-calamidade.aspx
Ajuda do SOS Rio Grande do Sul
O Comitê Gestor dos valores doados pelo pix SOS Rio Grande do Sul decidiu que as famílias atingidas pela tragédia climática receberão R$ 2 mil. Os participantes, representantes do governo e de entidades públicas, entenderam que esse valor possibilitará abranger mais pessoas. Se houver saldo disponível depois de todos os pagamentos, poderá ser depositado um valor extra
Quem terá direito a essa quantia são:
- desabrigadas ou desalojadas como consequência do evento climático ou, ainda, que tenham ficado desabrigadas ou desalojadas, mas já retornaram para suas casas;
- inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF);
- que não sejam contempladas pelo programa Volta por Cima, do governo do RS, criado pelo Decreto 57.607, de 9 de maio de 2024;
- renda de até três salários mínimos.
Em Caxias do Sul, os que atenderem aos critérios acima, podem buscar os servidores do CRAS e CREAS da cidade, onde eles estão fazendo o cadastro através da plataforma do Volta por Cima RS. No entanto, é informado que não é preciso pressa, pois há tempo para a inscrição.