A exposição itinerante “Um Lixo ou um Bicho” chega à Escola Municipal Padre Leonardo Murialdo, no bairro São Caetano, nesta segunda-feira (07), marcando o início de um circuito que irá percorrer cinco escolas públicas de Caxias do Sul. Criada pelos artistas Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso (Gio e Doug), a mostra visa sensibilizar os estudantes sobre a importância da consciência ambiental, com foco no consumo adequado e no descarte correto de resíduos. A exposição apresenta dez ecoesculturas feitas com materiais recicláveis como sucatas, arame, lâmpadas e engrenagens, todas criadas com a técnica de bricolagem.
De acordo com Douglas Trancoso, um dos organizadores, o objetivo da exposição é levar arte e educação ambiental às comunidades escolares. Isso porque, as ecoesculturas — que retratam peixes e outros elementos marinhos — servem como uma reflexão sobre o impacto do lixo, que na realidade são resíduos recicláveis, no meio ambiente, especialmente no oceano. Além disso, ele explica que o título da exposição faz uma homenagem ao mundo marinho, que sofre as consequências do consumo desenfreado e da poluição, resultando na extinção de várias espécies.
Segundo a artista, Giovana Mazzochi, com personagens vibrantes e narrativas lúdicas, as obras propõem uma reflexão sobre o excesso de plástico nos oceanos e na sociedade. Neste sentido, Giovana espera que a exposição provoque discussões entre os estudantes sobre o consumo consciente e o descarte responsável de plásticos, além de inspirar os jovens a criar suas próprias esculturas com sucatas. Além disso, a artista destaca que a exposição é uma oportunidade para “plantar sementinhas de arte no coração das pessoas” e estimular a criatividade dos jovens e crianças.
Cada escola receberá a exposição com uma tenda/galeria montada por quatro horas em um dia letivo, com mediação dos artistas e Gabriel Zeni. As escolas também ganharão exemplares dos livros “Voos da Alma” e “Lova” para suas bibliotecas, além de material educativo sobre as técnicas das esculturas e atividades pedagógicas para os professores. A mostra passará por cinco escolas públicas de Caxias do Sul: Escola Estadual João Pilati (10/04), Escola Municipal Vinte e Um de Abril (14/04), Escola Municipal Caetano Costamilan (17/04) e Escola Municipal Profª Arlinda Lauer Manfro (24/04).
O projeto “Um Lixo ou um Bicho” conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Prefeitura de Caxias do Sul, e segue a prática iniciada em 2018 com a exposição “Voos da Alma”.
Programação
:: 07/04: Escola Municipal Padre Leonardo Murialdo
:: 10/04: Escola Estadual João Pilati
:: 14/04: Escola Municipal Vinte e Um de Abril
:: 17/04: Escola Municipal Caetano Costamilan
:: 24/04: Escola Municipal Profª Arlinda Lauer Manfro


