Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão divididas pelas regiões de Caxias do Sul mais afetadas pela chuva. Além da área urbana da cidade, o interior do município também sofreu danos com as fortes chuvas ocorridas desde o final da tarde desta segunda-feira (29). Equipes das subprefeituras trabalham para tentar minimizar os transtornos.
O coordenador distrital, Velocino Uez, explica que, após quase 70% do trabalho de reestruturação das estradas realizado em cerca de 3 meses, incluindo roçagem, colocação de britas e recapeamento, as chuvas ocasionaram a necessidade de retrabalho. As estradas e acessos às propriedades rurais foram praticamente resetados e exigirão intervenções novamente após o período chuvoso.
Uez relata com maior amplitude ainda os riscos que podem ser enfrentados por quem optar por pegar a estrada.
Na terça-feira, o prefeito Adiló Didomenico decretou estado de emergência no município de Caxias do Sul devido às intensas chuvas. O decreto tem como foco principal a assistência às famílias em situação de risco. Segundo a MetSul Meteorologia, não existe uma projeção exata, mas até sexta-feira (03) os índices de chuva podem chegar a até 200 mm.
Em Vila Oliva, a Estrada Municipal 341, que liga com a Grota está bloqueada. As Estradas José Casal e Marcial Pisoni, na Linha 40, apresentam danos estruturais e não é recomendado tráfego de veículos. A Estrada Municipal José Zanetti, que liga Vila Seca, passando por Boca da Serra a BR-116 também está totalmente bloqueada. Nisso, a Estrada Municipal 386, de Caxias a Campestre da Serra, pela Ponte dos Korff em Criúva, também segue bloqueada para o trânsito com risco de mais deslizamentos de terra.


