A divulgação trimestral realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias (CDL) divulga informações que envolve o cenário de inadimplência, durante os meses de outubro, novembro e dezembro, no município. O levantamento visa contribuir para que os empresários se mantenham informados diante do diagnóstico local, além da tomada de decisões que envolvem as vendas, compras, estoque e parcelamento de maneira que esses índices que apesar da redução, ainda são considerados elevados, sejam alterados a médio e longo prazo.
Os dados são divulgação pelo SPC Brasil, a partir deles a CDL realiza cálculos voltados para o cenário local assim como, a montagem de um e-book que pode ser acessado no site da entidade. Com 145.293 pessoas acima de 15 anos devedoras, a população de Caxias do Sul é considerada economicamente negativada.
Entre os principais setores atingidos pela inadimplência estão setores como bancos com cerca de 63% das dívidas, água e luz com 12% e comércio com 11,3%. Apesar dos índices ainda serem elevados, no acumulado de 2023 foi registrada desaceleração no índice de inadimplentes, quando comparado ao ano anterior, com queda de 1,95%. Na equivalência entre dezembro de 2023 com o mês anterior, a queda foi de 2,16%.
Conforme a analista de Informações de Mercado da CDL Caxias, Franciele Matté Fontana, a redução está relacionada a baixa na taxa básica de juros além do aumento no emprego formal.
O cenário do último trimestre do ano passado aponta que o número médio de dívidas por pessoa era de 2,45 e o valor médio era de R$ 5.102 por cidadão negativado. A variação na quantidade de endividados do período mostra que outubro e dezembro registraram redução.