Após uma determinação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), à pedido do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), para adiamento das aulas na rede estadual de ensino na tarde deste domingo (09), o Governo se pronunciou. Por volta das 20h de domingo uma nota foi publicada nas redes sociais do Estado cancelando o início do ano letivo que estava previsto para esta segunda-feira (10).
O comunicado explica que o cancelamento das atividades será feito para atender a determinação do TJRS. Entretanto, conforme divulgado anteriormente o Governo deve recorrer da liminar que havia sido emitida que solicita o adiamento das aulas em uma semana. Com isso, o primeiro dia de aula de 2025, em escolas estaduais, será comunicado ao longo desta segunda-feira pela Secretaria Estadual da Educação e demais órgãos estaduais.
Ao todo, o Rio Grande do Sul conta com 2.320 escolas na rede estadual, sendo 117 delas abrangidas pela 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE) que é responsável por 13 municípios da Serra, incluindo Caxias do Sul.
Governo gaúcho recorre da decisão liminar
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) recorreu da decisão liminar que suspendeu o início do ano letivo na Rede Estadual de ensino e aguarda a decisão da Justiça. Ao longo desta segunda-feira (10), será informada a nova data.