A iniciativa partiu de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O projeto foi escrito pelos funcionários que apresentaram o para o titular da pasta, João Uez. A verba de R$ 861 mil veio da esfera federal. Caxias foi um dos três municípios do Sul do Brasil a receber montantes da União.
O projeto engloba questões de compostagem dos resíduos da poda e supressão de árvores e de agricultura urbana. Além da aquisição de equipamentos para as escolas. Dessa forma, um trator deve ser adquirido para auxiliar nas hortas comunitárias. Mas os principais investimentos serão em composteiras nas escolas do município.
O secretário João Uez explica como esse trabalho vai acontecer nas escolas e a destinação dos adubos posteriormente. Ele aponta que a atividade também tem o trabalho de viabilizar aprendizados sobre a separação de resíduos e promover consciência ambiental nos jovens.
Um balanço de 2023 foi divulgado pela Semma, que apontou mais de 50 mil pessoas beneficiadas pela pasta no ano. Entre as ações da secretaria são ressaltadas questões como o convênio firmado com a UCS para a castração de 8 mil cães e gatos e o financiamento de R$ 8 milhões para construção do Centro Municipal de Proteção Animal.