Inicia nesta semana uma série de ações culturais em quatro escolas públicas de Caxias do Sul, por meio do projeto Tratado de Paz. Idealizado pelo rapper e escritor Chiquinho Divilas, o projeto será realizado nas escolas municipais Fioravante Weber e Caldas Junior, e depois seguirá para a EMEF Abramo Pezzi e EMEF Luiz Covolan. A iniciativa conta com o apoio cultural da Fundação Marcopolo.
O Tratado de Paz conta em 15 atividades realizadas em cada escola durante três dias, totalizando 65 ações nesta edição. Através da perspectiva do hip hop, Chiquinho Divilas apresenta aos alunos o histórico do Tratado de Paz, um evento no qual gangues de Nova York se uniram em uma ação pacificadora. Nesse contexto, temas como saúde mental, uso de drogas e respeito de gênero serão abordados.

Entre as atividades previstas estão oficinas de rima, batalhas de rima, grafitagem, breakdance (dança de rua) e pajada/trova gaúcha. Esta última faz referência ao trabalho do grupo RAPajador, formado por Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood, que farão um show exclusivo para os alunos no encerramento do projeto.
No final do projeto, os alunos irão participar de apresentações de dança e da criação de um grafite coletivo, fruto da oficina de grafitagem. Também será realizada a entrega simbólica da Bandeira da Paz, representando a passagem do projeto pela escola e firmando o compromisso dos alunos com os valores de paz e respeito.
O idealizador do projeto, Chiquinho Divilas, destaca que o principal objetivo do projeto é mobilizar os estudantes a refletirem sobre questões de educação e cultura a partir da perspectiva de uma cultura de paz. Para ele, o Tratado de Paz vai além de oficinas e eventos; é uma verdadeira missão.
No contexto da mobilização e provocação dos estudantes para pensar sobre as suas realidades e tendo os recursos artísticos dos elementos da cultura hip hop, o Tratado de Paz busca promover a cultura da paz em possíveis espaços de conflito na cidade. Além disso, instiga os jovens a descobrirem linguagens e manifestações de arte que, talvez, possam ser uma alternativa de profissionalização.