Em meio a uma série de formações que ocorrem desde maio de 2023, a Secretaria da Educação (Seduc) anunciou a ampliação do modelo de Ensino Médio em Tempo Integral no Rio Grande do Sul. Anteriormente, a escola Neusa Mari Pacheco, em Canela, já adotava a modalidade há bastante tempo, marcando uma trajetória de sucesso.
A partir deste ano, a proposta pedagógica será estendida para a Escola Estadual de Ensino Médio João Pilati, localizada em uma área rural de Caxias, no distrito de Criúva. A iniciativa tem base na metodologia da “Escola da Escolha”, uma instituição de Pernambuco, centrada no projeto de vida do estudante, associada à eficácia da gestão escolar. A João Pilati será a primeira escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Caxias. A instituição faz parte de um conjunto que possui aproximadamente 170 escolas da rede estadual de ensino.
De acordo com a coordenadora pedagógica da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Stela Maris Paim Lemos Costa, a implementação pedagógica traz uma mudança significativa na matriz curricular. Além dos componentes comuns, como língua portuguesa e matemática, haverá uma parte diversificada com itinerários formativos.
O destaque é para dois novos componentes curriculares, preparando os alunos especificamente para o Enem. O “pós-médio” visa orientar os estudantes para suas escolhas pós-educação básica, seja na universidade ou em cursos técnicos. O componente de “mentoria” proporcionará um acompanhamento mais próximo, estabelecendo uma conexão entre o projeto de vida do aluno e suas necessidades para alcançar seus objetivos acadêmicos. Quanto ao investimento, embora não tenha sido detalhado, foi mencionado que o valor foi considerável.
Em relação aos benefícios para os estudantes, Stela ressalta que o modelo visa não apenas ampliar os estudos, mas também qualificar os alunos. Pesquisas indicam que estudantes que cursam o Ensino Médio em Tempo Integral têm mais oportunidades no mercado de trabalho e alcançam empregos melhores devido à sua autonomia, responsabilidade e visão de projeto de vida, que são desenvolvidas ao longo das 7 a 9 horas diárias na escola.
A proposta visa formar jovens autônomos, solidários e competentes, proporcionando uma formação acadêmica de excelência aliada às habilidades para a vida e as demandas contemporâneas do século 21, incluindo competências socioemocionais. O aluno terá um currículo mais direcionado, com a oportunidade de escolher disciplinas eletivas dentro dos itinerários formativos.