O programa Escola do Amanhã, desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) em parceria com a prefeitura, o Senai, o Sicredi e a Secretaria Municipal de Educação (Smed), celebrou a formação de mais de 600 alunos em 2024. A missão do projeto é aproximar os jovens da realidade industrial, oferecendo curso de Introdução à Robótica nos períodos da manhã e tarde, como atividade complementar ao horário escolar.
Na manhã desta quinta-feira (27), os resultados do programa foram apresentados em um café da manhã para convidados. Criado em 2023, o Escola do Amanhã é voltado para a formação de adolescentes, oferecendo aulas de introdução à robótica, educação financeira, visitas técnicas a indústrias e palestras com profissionais do setor.

O programa foi um dos mais votados na Consulta Popular de 2024 e, por isso, receberá um repasse de mais de R$ 345 mil do governo estadual. Segundo o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, a iniciativa atende alunos da rede municipal, com idades entre 14 e 16 anos. No último ano, foram ministradas mais de 1.300 horas de curso, distribuídas entre aulas teóricas e práticas, promovendo uma imersão no universo industrial.
Os alunos também têm a oportunidade de participar da metodologia Lego Zoom, que permite um aprendizado mais dinâmico e interativo, tornando a absorção do conhecimento mais eficiente.
Ainda segundo o presidente do sindicato, a previsão é que, ainda neste ano, a iniciativa chegue a mais oito municípios da Serra Gaúcha. Com essa ampliação, a expectativa é mapear outras regiões onde o projeto possa ser implementado futuramente.
Confira alguns números referente ao balanço do ano passado:
652 alunos envolvidos no projeto
24 professores participantes da formação
84 visitas técnicas
10 formaturas
1 seminário
1.160 pessoas presentes nas formaturas
228 pessoas presentes no seminário