A obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mariani, em Caxias do Sul, teve um novo prazo anunciado para finalização. Inicialmente prevista para ser entregue em abril, agora a previsão é que as melhorias se estendam até junho. O adiamento ocorreu a pedido da empresa BJ Queiroz Engenharia e Construções Ltda, responsável pela obra, que solicitou uma prorrogação de 60 dias devido a dificuldades na contratação de mão de obra.
A empresa assumiu a reforma em outubro de 2024, após a saída da Construtora Borin, que teve os serviços interrompidos devido ao bloqueio de suas contas por decisão judicial relacionada a uma ação antiga. Além da rescisão contratual, a Borin foi multada e ficou impedida de participar de novas licitações com o município, conforme previsto no contrato. Com a saída da construtora, as obras ficaram paralisadas por cerca de três meses, até a BJ Queiroz assumir os trabalhos. A Borin recebeu pagamento apenas pelo percentual da obra que já havia executado.
O secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, destaca a expectativa em torno da entrega, que deveria ocorrer em abril, mas agora está comprometida devido à escassez de profissionais por parte da construtora nesta etapa da obra. Apesar dos contratempos, ele ressalta que o foco principal continua sendo a ampliação do local, que proporcionará um melhor atendimento à população.
A solicitação de prorrogação foi analisada e justificada também pela Gerência Técnica de Projetos, Edificações e Equipamentos Públicos da Secretaria Municipal de Obras (SMO), que esclareceu que o aditamento de prazo tem o objetivo de garantir a qualidade técnica dos serviços.
A obra tem um orçamento de R$ 2,2 milhões, com recursos do Estado. Com a reforma, a UBS Mariani terá uma área útil ampliada de 432 para 477 metros quadrados, além da climatização dos consultórios, adequação das instalações hidráulica, sanitária e elétrica, gerenciamento de riscos e outras melhorias.
A comunidade é atendida pelo Agenda+ UBS, que permite à população com 13 anos ou mais agendar consultas por telefone. Além disso, os atendimentos presenciais continuam sendo realizados em uma estrutura montada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na Praça Estação Cidadania Cultura, espaço cedido pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Esporte e Lazer.