Nesta segunda-feira (12), foi divulgado pela imprensa do Rio Grande do Norte, que o lateral Yuri Ferraz fez quatro jogos pelo ABC antes de assinar contrato com o Caxias. No regulamento da CBF isso não é permitido, pois o jogador pode jogar no máximo três jogos.
O lateral Yuri entrou em campo no duelo entre ABC x Athletic, pela terceira rodada da série C 2024, no dia 5 de maio. Porém, a súmula da partida mostra que o atacante Ruan Carlos Gomes entrou no jogo, essa era a ideia inicial do time nordestino que, na sequencia, mudou de ideia e colocou Yuri Ferraz no jogo. Neste caso, a arbitragem não prestou atenção na troca de atleta e relatou errado no documento oficial.
Em contato com o presidente do Caxias, Mário Werlang, o mandatário comentou que o clube consultou as súmulas e que o atleta estaria apto a jogar dentro do regulamento. O presidente comentou o caso:
“Nós temos a tranquilidade de que o Caxias está com a documentação do atleta em dia. O jogador está regular, escrito pelo Caxias. Temos todas as consultas feitas no site da CBF na época, onde consta que ele tinha seis jogos feitos, sendo que três tinham participado e três não. Então o Caxias está muito tranquilo a respeito disso, e acreditamos que isso aí está aparecendo mais para tumultuado que para qualquer outra coisa”.
Werlang fala de onde vem a tranquilidade, em relação ao caso:
“O Caxias está munido de informações de que esses episódios em outros momentos já aconteceram e a punição veio para arbitragem? Sim. Uma, a tranquilidade é porque nós temos a documentação. Nós fizemos a coisa correta na época que contratamos o Yuri. Nós fizemos a consulta, na época ele estava na delegação para jogar contra o Figueirense, ele foi retirado da delegação e na consulta que nós temos e está armazenada aqui no clube, ele só tinha três jogos até aquele momento. Então eu acredito que em casos anteriores, inclusive na Série C, em 2022, caso parecido, o STJD não acolheu denúncia igual e denunciou o quarto árbitro e o árbitro da partida, o representante da CBF na partida, que eles que são os responsáveis pela súmula. clube tem que seguir exatamente o que está na súmula. E é o que o Caxias fez, então nós estamos muito tranquilos quanto a isso”.
O mandatário grená comenta como o clube agirá se caso houver denúncia:
“Se houver a denúncia eu acho que vai ser uma denúncia vazia, mas o Caxias já acionou o seu jurídico, inclusive vamos lançar uma nota hoje, onde o nosso jurídico está preparado, porque o Caxias fez tudo certo. E quem faz certo não teme, então talvez se houver a denúncia nós vamos estar bem respaldados”.
Na súmula da competição, o lateral Yuri Ferraz atuou com a camisa do time alvinegro em três jogos, contra o Ferroviário, Londrina e Ferroviária.
Confira a entrevista do Presidente do Caxias Mario Werlang:
Confira as documentações abaixo:
Acima está a súmula do jogo entre Athletic e ABC, no dia 5 de maio de 2024, pela 3ª rodada da série C.
