Neste sábado(01), Juventude e Grêmio se enfrentaram pela partida de volta da semifinal do Gauchão. O Juventude venceu no tempo regulamentar pelo placar de 2 a 1, mas acabou perdendo nos pênaltis por 3 a 2.
A partida começou com as equipes equilibradas, o Juventude com mais posse de bola, mas sem criar grandes chances de gol e o Grêmio segurando a vantagem adquirida na primeira partida. Após os 25’ 1º o Alviverde assumiu o controle da partida e teve duas boas oportunidades com Batalla, porém, não conseguiu alterar o placar. Nos acréscimos da primeira etapa, Jemerson recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
No intervalo o técnico Fábio Mathias modificou a equipe e voltou para o segundo tempo com o Nenê no lugar de Jean Carlos. O meia de 43 anos entrou muito bem na partida e ajudou no setor de criação do Juventude. Aos 22’ 2º, Ênio acertou um bonito cruzamento pelo lado esquerdo e Adriano Martins apareceu dentro da área para cabecear e abrir o placar para o Juventude.
O Alviverde seguiu pressionando e aos 40’ 2º, em outro cruzamento pelo lado esquerdo, Nenê encontrou Mandaca que balançou as redes e fez o gol que poderia colocar o Juventude na final do Gauchão.
O Grêmio, com um jogador a menos, partiu em busca do gol para levar à decisão por pênaltis. Aos 52’ 2º, Gustavo Martins acertou uma bicicleta e descontou para o Tricolor. O VAR analisou um possível lance perigoso por ele ter acertado a cabeça do Mandaca no lance mas acabou confirmando o gol.
Durante a revisão houve muita confusão envolvendo os jogadores e as comissões técnicas e a partida ficou paralisada por 10 minutos. O árbitro Anderson Daronco optou por expulsar o técnico do Gustavo Quinteros e o lateral do Juventude, Reginaldo. Após a confusão, o jogo foi retomado e finalizado.
Na disputa por pênaltis o Grêmio levou a melhor por 3 a 2. Nenê, Alan Ruschel e Ênio desperdiçaram as cobranças pelo lado Alviverde. O goleiro Gustavo defendeu duas cobranças.
Ficha Técnica
Juventude 2 (2) × (3) 1 Grêmio – 01/03/2025
Semifinal – Volta – Campeonato Gaúcho – Estádio Alfredo Jaconi
Juventude: Gustavo; Ewerthon(Reginaldo), Abner, Adriano Martins e Alan Ruschel; Jadson, Giraldo(Ênio) e Jean Carlos(Nenê); Emerson Batalla(Giovanny), Erick Farias(Mandaca) e Gabriel Taliari. Técnico: Fábio Matias.
Grêmio: Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Cuéllar(Camilo) e Villasanti e Cristaldo(Gustavo Martins); Cristian Olivera(Edenilson), Monsalve (Pavón)e Braithwaite(Arezo). Técnico: Gustavo Quinteros.
Gols: Adriano Martins(Juventude), 22’ 2º; Mandaca(Juventude), 40’ 2º; Gustavo Martins(Grêmio), 51’ 2º.
Cartões Amarelos: Jemerson(Grêmio), 42’ 1º; Jemerson(Grêmio), 46’ 1º; Abner(Juventude), 04’ 2º; Ênio(Juventude), 41’ 2º
Cartão Vermelho: Jemerson(Grêmio), 46’ 1º; Gustavo Quinteros(técnico Grêmio), 60’ 2º; Reginaldo(Juventude), 60’ 2º.
Arbitragem: A partida foi apitada por Anderson Daronco, auxiliado por Maira Mastella Moreira e Tiago Augusto Kappes Diel. O quarto árbitro escalado para a partida foi Lucas Guimaraes Rechatiko Horn. VAR: Caio Max Augusto Vieira.