O ex e atual suplente de vereador deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB), depois de 20 anos, e se filiou ao Partido Social Democrático (PSD). Ele assinou ficha, neste sábado (23), e teve a presença dos deputados federais Luciano Azevedo (PSD ) e Denise Pessôa (PT). Com isso, Alberto Meneguzzi se tornou o primeiro político de Caxias a trocar de sigla, durante a janela partidária, que encerra no dia 05 de abril.
Conforme Meneguzzi, a mudança de sigla foi bem avaliada. Ela ocorreu depois de uma análise profunda e pessoal quanto aos valores defendidos, atualmente, pelo PSB, e dos quais ele não congregava mais.
Meneguzzi afirma que assumiu vaga no Legislativo, no ano passado, em meio ao que chama de fogo cruzado. Além disso, destaca que não participou da negociação feita pelo PSDB para entrar no governo de Adiló Didomenico (PSDB). Fatos que se somaram com o tempo e levaram ele à tomar a decisão de mudar de partido.
Meneguzzi avalia que a atual legislatura é uma das mais conturbadas já vividas pela Câmara de Caxias. Se considerando preterido pelo partido, decidiu migrar para o PSD, a convite do deputado Luciano Azevedo. Político com quem ele trabalhou durante campanha eleitoral de 2022.
A janela partidária começou no dia 07 de março. De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Caxias, Edson Borowski, os políticos interessados em trocar de partido tem essa oportunidade a cada novo pleito. Portanto, a iniciativa de Alberto Meneguzzi é legítima, ainda que não tenha sido comunicada oficialmente à Justiça Eleitoral. Tendo em vista que já foi dada ciência ao partido anterior da saída dele.
A janela partidária é um período no qual os parlamentares que ocupam uma cadeira na Câmara de Vereadores podem mudar de partido, sem que isso acarrete a perda de mandato. A Lei Eleitoral permite essa mudança, desde 2008, ainda que o mandato pertença aos partidos; e desde que, isso aconteça, no sétimo mês anterior à eleição que, este ano, ocorre em 06 de outubro.
Borowski informa que, até a última sexta-feira (22), o Cartório de Caxias não recebeu nenhuma informação quanto à mudança de sigla de outros políticos ou pré-candidatos. No entanto, via de regra, esses procedimentos se definem quase no último dia da janela partidária.
Além de Meneguzzi, outros políticos de Caxias devem mudar de partido até o fim da janela partidária. Apesar de declarações extra-oficiais, nenhum ainda assinou ficha na nova sigla.