Dados da Secretaria Municipal de Educação (Smed) revelam que, este ano, o sistema de Educação conta com um total de 46.460 estudantes. Para atender a esta demanda, o município vai contar com 2.926 professores. Uma estrutura que tem um orçamento de cerca de R$ 55 milhões para este ano.
Parte deste valor vai ser destinado à execução das atividades pedagógicas e administrativas, abrangendo os serviços de creche e pré-escola. A rede municipal da área atende cerca de 14 mil estudantes. O sistema é composto por 48 escolinhas com gestão compartilhada para até cinco anos. São mais 69 escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), focadas no atendimento de crianças de quatro e cinco anos.
Atualmente, a gestão compartilhada tem três entidades conveniadas: o Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren, a Associação de Educação Integral EduCaxias e a Associação Cultural Jardelino Ramos (AEJAR). Uma quarta entidade, a Associação Mão Amiga, está em tratativas para gerir novas escolas, ampliando o atendimento.
Além das escolas municipais, a rede conta com 110 estabelecimentos particulares credenciados, totalizando 217 contratos. No entanto, a demanda por vagas ainda é um desafio, com 2.369 crianças aguardando na fila de espera, segundo dados do início de janeiro. Um levantamento revela que, em dezembro do ano passado, 707 vagas foram judicializadas, sendo 636 de creche e 71 de pré-escola.
O secretário da Educação, Edson da Rosa, informa sobre o recente credenciamento da Smed à Central de Licitações, ressaltando a verificação rigorosa da documentação. Ele antecipa uma nova parceria na gestão compartilhada, elevando para quatro o número de colaboradores nesse modelo. Edson enfatiza o papel significativo de Caxias do Sul como pólo-sede, oferecendo oportunidades e acolhendo pessoas de diversas regiões do Brasil.
Em relação ao futuro, a Smed projeta a abertura de 17 turmas de pré-escola nas EMEFs, proporcionando cerca de 340 novas vagas. Adicionalmente, está em negociação a inclusão de mais uma entidade de gestão compartilhada, com previsão de mais de 1.500 novas vagas. Cinco escolas estão em fase de construção. Um projeto de Parceria Público-Privada (PPPs) em andamento visa a construção, operação e manutenção de até 35 novas escolas, proporcionando aproximadamente 8 mil vagas de Educação Infantil. O projeto vai abrir 3 mil novas vagas.