Pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) aponta que, nos primeiros 11 meses de 2023, o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) caiu 2,1%. A integrante da Diretoria de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias e professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria Carolina Gullo, avalia o resultado. Segundo ela, a retração se deve a alguns fatores, sobretudo, ao bom desempenho da economia registrado em 2022, especialmente, na indústria.
A economista ressalta que o período pós-pandemia trouxe uma lógica inversa de crescimento, inclusive, para o setor metal-mecânico, que tinha registrando um bom desempenho. Entre os motivos que levaram a essa situação, a economista cita como exemplo a alta taxa de juros e que inviabilizaram aportes financeiros de longo prazo.
Outro ponto destacado pela economista seria o cenário político-econômico do país, em 2023. Até por isso, a professora acredita que o crescimento de 3% da economia pode ser considerado bom, tendo em vista todo o cenário de instabilidade vivenciado ano passado.
Maria Carolina diz que há uma boa expectativa na queda da Taxa Selic, principalmente, por parte do mercado. No entanto, ela discorda da maioria dos economistas e acredita que esse percentual deve ficar acima dos 10%.
A primeira reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) está marcada para os dias 30 e 31 de janeiro. A perspectiva é de que haja uma redução na Taxa Selic, porém, em menor patamar que nos últimos meses do ano passado.