Teve início nesta semana a distribuição do primeiro lote de vacinas contra a gripe (influenza), ao todo serão 356 mil doses repassadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). O início oficial da campanha de vacinação ocorre no dia 7 de abril, mas os municípios já podem iniciar a vacinação assim que receberem as unidades.
O público-alvo da estratégia no Rio Grande do Sul é composto por mais de 5,3 milhões de pessoas que fazem parte dos chamados grupos prioritários, selecionados pelo Ministério da Saúde por serem de maior risco de agravamento ou de maior exposição. Estão inclusos neste grupo: gestantes, idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com deficiência permanente, entre outros.
A 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), responsável por Caxias do Sul e mais 48 municípios da região, receberá 34.440 doses do imunizante. A coordenadora da 5ª CRS, Tatiane Fiorio, explica o cronograma de distribuição das vacinas que devem ser repassadas aos municípios na próxima semana.
A principal novidade neste ano, é a inclusão da vacina da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos. A meta é vacinar 90% das gestantes, crianças e idosos.
Para os demais grupos que serão vacinados na estratégia especial, não há uma meta, visto que o número de pessoas é um valor estimado. Apesar da vacina ficar disponível durante o ano inteiro nas unidades de saúde, a recomendação é que a população alvo busque se vacinar o quanto antes, preferencialmente antes do inverno.