A partir das 7h deste sábado (5), tem início em Caxias do Sul a distribuição das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições municipais. Ao todo, 1.096 urnas serão entregues a 165 locais de votação, sendo a maioria deles escolas, especialmente preparadas para receber os equipamentos.
A operação de logística envolve 29 veículos que partem do Cartório Eleitoral. De acordo com o chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski, o transporte é monitorado por GPS. Segundo ele, a previsão é de que a entrega seja concluída até o final da manhã deste sábado (5).
Antes de serem distribuídas, todas as urnas passam por um processo rigoroso de preparação, que inclui a inserção dos dados dos candidatos, eleitores e a configuração do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim que chegam aos destinos, as urnas são ligadas para testes iniciais, nos quais se verifica o funcionamento do sistema, como data, hora, número da zona e da seção eleitoral, além da condição da bateria.
Além das urnas principais, Borowski destacou que 150 urnas de contingência estão disponíveis no depósito do Cartório Eleitoral, prontas para serem utilizadas em caso de falhas no domingo (6) de votação.