É celebrado nesta sexta-feira (21) o Dia Mundial da Síndrome de Down. O dia, repleto de significados, tem explicação até mesmo na data. Afinal, o dia 21/3 se refere a trissomia do 21, que consiste em uma alteração genética em que o cromossomo 21 está duplicado nas células do corpo.
A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover a inclusão e ampliar a conscientização sobre a Síndrome de Down. Além de celebrar a diversidade, o Dia Mundial da Síndrome de Down reforça a importância de garantir direitos fundamentais às pessoas com a condição, como acesso à educação, saúde e mercado de trabalho, permitindo que tenham uma vida plena e independente.
Um dos símbolos da celebração é o uso de meias coloridas e diferentes, representando a singularidade de cada indivíduo e estimulando conversas sobre inclusão e empatia. A psicóloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caxias do Sul, Simone de Antoni, cita o desafio de conscientizar a população sobre as habilidades de quem tem o diagnóstico de Down.
Além da conscientização, o dia 21 de março também é uma forma de reforçar a necessidade de políticas públicas eficazes voltadas para a acessibilidade e o bem-estar das pessoas com Síndrome de Down.