O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), informou que os estabelecimentos vinculados ao sindicato nas região de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos não poderão utilizar mão-de-obra de empregados no feriado de primeiro de maio, o Dia do Trabalhador
Pela legislação em vigor, para abrir nos feriados, somente através de Convenção Coletiva, firmada entre Sindicatos Patronais e Sindicatos de Empregados.
Em conformidade com a Convenção Coletiva firmada entre o Sindigêneros e o Sindicomerciários, o trabalho em feriados é autorizado, exceto nos dias primeiro de maio, Natal e primeiro de janeiro. Assim, neste primeiro de maio, o uso de mão de obra de empregados não será permitido.
Os estabelecimentos que decidirem abrir suas portas não poderão contar com funcionários, pois estarão sujeitos a penalizações pelo Ministério do Trabalho, além de multas conforme estipulado na Convenção Coletiva. A abertura neste dia só será autorizada se realizada pelos proprietários, que devem estar registrados no Contrato Social da empresa.
O Sindigêneros recomenda aos consumidores que antecipem suas compras, pois, nesta quinta-feira, todos os comércios de gêneros alimentícios (mercados, fruteiras, sacolões, entre outros), bem como aqueles que vendem rações e bebidas e utilizam mão de obra de empregados, estarão fechados.