Uma ação realizada nesta quarta-feira (12) pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), interditou dezenove câmaras de bronzeamento artificial. De acordo com os fiscais, os equipamentos estavam em cinco endereços diferentes.
A pasta municipal, em nota enviada à imprensa, salientou que os riscos da utilização dos equipamentos, podem causar câncer de pele devido à radiação emitida pelas lâmpadas ultravioleta (UV). Elas são proibidas em todo o território nacional, conforme a Resolução N° 56/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conforme comunicado, a Vigilância Sanitária não emite alvará sanitário para as atividades de bronzeamento com utilização de câmaras com lâmpadas UV. A fiscalização ocorre mediante denúncia e a população pode auxiliar por meio dos canais de ouvidoria.
Função da Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária tem a função fiscalizatória e regulatória em diversas áreas como hospitais, farmácias, consultórios médicos e odontológicos, estéticas, restaurantes, mercados, escolas infantis entre outras áreas. Também é responsável pela liberação, renovação e novos pedidos de Alvará de Saúde, com o objetivo principal de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.
Para denunciar
Alô Caxias: 156
Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde
Endereço: Rua Marechal Floriano, nº 421, térreo – bairro Centro
Telefone: (54) 3290.4446 (para ligação convencional ou mensagem de texto pelo WhatsApp – OBS: não recebe ligações pelo aplicativo WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira das 13h às 16h30.
Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde
Telefone Ouvidoria SES/RS: 0800 6450 644
WhatsApp: (51) 98405-4165
E-mail: [email protected]