Em decorrência da chuva que segue atingindo os municípios, na manhã desta quarta-feira (01), a única via de acesso, na rua Carlos Debastini, correspondente a parte do Loteamento Paraíso Cristal, localizado no bairro Desvio Rizzo cedeu completamente o que impede que as famílias residentes se desloquem.
Conforme informações do Executivo, o local foi construído no passado por meio de uma contenção de pneus o que pode ter agravado o desmoronamento da via. Segundo Didomenico, a Prefeitura autorizou que uma passagem provisória seja realizada em uma localidade particular próximo ao local de acesso.
O prefeito salienta que os estragos ocasionados em decorrência do evento climático que atinge Caxias do Sul são muitos, o que vai exigir a atenção por parte do Executivo por um longo período.
Atualmente, mais da metade dos municípios do Rio Grande do Sul estão em estado de emergência reconhecido pelo Governo Federal por conta das chuvas. Cerca de 238 cidades devem receber recurso para auxiliar na reestruturação das cidades.
Em Caxias do Sul, até o momento não há uma quantificação em torno dos recursos, visto que os trabalhos estão sendo realizados pelas equipes da Prefeitura, com servidores e maquinários próprios. Posteriormente, um levantamento deve ser realizado para evidenciar as necessidades e obras e assim entender a necessidade de recursos estaduais e federais.