Um deslizamento de terra registrado antes das 6h deste domingo (12), destruiu um pavilhão da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. A ocorrência ocorreu na região do loteamento Vila Maestra, na Zona Norte da cidade. De acordo com informações repassadas pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul, foi confirmada a morte no local do funcionário da Companhia, Luciano Henrique Santos Lacava, 49 anos. Ele atuava na Codeca desde 2004. Outra pessoa também ficou ferida. Um vigilante da empresa terceirizada EPAVI (ainda sem identificação) que também estava no local. Ele foi encaminhado para atendimento médico.
De acordo com a prefeitura, apenas o funcionário e o vigilante trabalhavam no local no momento do deslizamento. A estrutura servia como uma usina de asfalto. Ainda segundo a prefeitura, o britador e a usina ficam do outro lado da rua e não foram comprometidos.
Guarnições do 5° Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul (CBMRS), também estiveram no local para realização de uma varredura total na área, descartando depois do levantamento a possibilidade de outras vítimas.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico manifestou sua tristeza pela morte do um servidor da Codeca e também pelos ferimentos que atingiram um vigilante no local.
“Hoje pela manhã, antes das 6h, tivemos um grave acidente dentro do complexo de britagem da Prefeitura de Usina de Asfalto com deslizamento muito grande e a fatalidade de ter atingido o vigilante e também o servidor da Codeca, que foi uns minutos antes do seu horário para ligar a usina, inclusive, numa demonstração de boa vontade, de esforço e que acabou vindo à óbito. Nossos profundos sentimentos”, afirmou o prefeito.
Adilo também afirmou que toda a área atingida pelo deslizamento de terra foi isolada agora e vai ser feito, dentro do possível, contenções para evitar problemas ainda maiores.
“Alí é uma área estratégica para o município até para se levar socorro e ajuda a outras pessoas. Quero gradecer, de sobremaneira, a todas as forças vivas que desde que começou esse grave incidente climático, estão nos ajudando diuturnamente e colocando suas vidas em risco como aconteceu com esse servidor da Codeca para poder ajudar a população e a comunidade a minimizar os prejuízos para essa comunidade gaúcha que tanto sofre nesta hora”, finalizou o chefe do executivo caxiense.
Novo deslizamento por volta das 11h deste domingo
Por volta das 11h também deste domingo (12), outro deslizamento de terra aconteceu na mesma área na Vila Maestra, atingido por completo a usina de asfalto da Codeca. O acidente não registrou nenhuma vítima. Veja abaixo.

Veja na foto (abaixo) que dá a ideia da área atingida. Primeiro círculo o pavilhão da Codeca que foi atingido antes das 6h deste domingo (12). O círculo maior (centro), a usina, também atingida. Acima, a Pedreira Caxiense.

Fotos: Eduardo Rocha / Codeca
Confira, em áudio, manifestação do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, sobre fato o fato ocorrido na manhã deste domingo (12) com o registro da morte de um servidor da Codeca.
Confira os vídeos do primeiro deslizamento de terra antes das 6h deste domingo (12)
Vídeos: Andréia Copini / Divulgação