A informação foi repassada pelo secretário de Obras, Norberto Soletti, em entrevista, exclusiva, para a Rádio Caxias. Esse investimento, segundo ele, seria aplicado na construção de novos piscinões e poderia ter evitado estragos na região de Galópolis, por exemplo. Região que foi duramente castigada com deslizamentos de encostas, e que causaram sete mortes.
Conforme Soletti, essas ações preventivas, que ainda incluem o mapeamento de áreas de risco na cidade e os serviços de terraplanagem, começaram a ser feitas, em Caxias, há algum tempo. Situação que poderia, inclusive, tem minimizado estragos, inclusive, provocados pelo deslizamento de encostas. Contudo, resta saber quando esses investimentos, efetivamente, devem chegar por aqui.
Com relação a ações emergenciais, adotadas pelo Município, neste prenúncio de novos temporais, o secretário cita a limpeza de acessos viários, em Caxias. Contudo, ele também salienta a dificuldade que é chegar a esses locais, o que tem exigido, não raro, das equipes um retrabalho em regiões com Vila Cristina. Uma vez que a instabilidade do solo e novos temporais têm provocado outros deslizamentos de terra. Até por isso, o secretário considera difícil estimar, neste momento, os prejuízos causados no Município e quanto tempo irá levar para restabelecer esses acessos e a normalidade de tráfego.
Por falar em investimentos, o governo federal anunciou, nesta quinta-feira (9), um pacote de 12 medidas e que chegariam a quase R$ 51 bilhões. Os recursos serviam para munir o Rio Grande do Sul com dinheiro para reestruturar o Estado, diante dos estragos causados pelas chuvas.
Confira abaixo, mais detalhes da entrevista.
1 comentário
Mãe natureza recomenda Cultura Racional nas escolas e cia paz amor saúde justiça ecologia pra se equilibrar