A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nesta semana, a Política Estadual de Renda para o Idoso – Pró Idoso, um projeto de lei de autoria do deputado estadual Gerson Burmann (PDT). A proposta visa garantir um benefício financeiro mensal para idosos em situação de vulnerabilidade social, promovendo mais dignidade e qualidade de vida para essa parcela da população.

O programa, conforme o texto aprovado, é destinado à idosos com 80 anos ou mais e renda de até um salário mínimo, proporcionando um auxílio essencial para cobrir despesas básicas como alimentação, moradia e saúde.
Em entrevista, o deputado estadual Pepe Vargas (PT) avaliou positivamente a proposta, destacando que a iniciativa oferece maior segurança para os idosos, especialmente considerando o avanço da idade e o afastamento natural do mercado de trabalho.
Segundo o projeto, a medida se faz necessária diante das mudanças no perfil da população brasileira, com o aumento da expectativa de vida e a queda na quantidade de filhos, o que exige ações do Estado para garantir uma melhor qualidade de vida e acesso à saúde para a população idosa.