Após uma sequência de feminicídios registrados no Rio Grande do Sul durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes (18 a 21 de abril), a deputada federal Denise Pessôa (PT) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados para denunciar o aumento da violência contra mulheres no estado. Foram 10 casos registrados em diferentes regiões nesse curto período.
Em discurso, Denise expressou preocupação com o cenário atual e afirmou que o aumento dos casos evidencia uma crise estrutural que precisa ser enfrentada com seriedade. A deputada cobrou a agilidade no processo de solicitação de medidas protetivas, incluindo a possibilidade de solicitar esse recurso de forma online, o que, segundo ela, já está em estudo pelo estado. A proposta visa acelerar a resposta em situações de risco iminente.
((TAHENA DENISE 23-04))
Além disso, Denise destacou as ações do seu mandato para o enfrentamento da violência de gênero como destinação de emendas parlamentares para a Casa da Mulher Brasileira em Caxias do Sul, apoio à casas de acolhimento para mulheres em situação de risco, financiamento para viaturas da Patrulha Maria da Penha e para a Delegacia da Mulher e apoio a projetos de formação e articulação de mulheres sobre a Lei Maria da Penha
A deputada também foi relatora de um projeto que protege os dados das vítimas de violência, evitando exposição e perseguição.