A comitiva reúne sete representantes da educação na cidade. Além de integrantes da gestão educacional municipal, professores e representação de pais integram o grupo. A Conferência Nacional de Educação (Conae) encerra nesta terça-feira (30). Ao todo, foram três dias de encontros, iniciando no último domingo (28).
Os delegados representam Caxias e também o Rio Grande do Sul. O diretor pedagógico da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Vagner Peruzzo, explica que o grupo levou para a Capital Federal, como principal proposição, a legitimação dos Círculos de Paz dentro da Justiça Restaurativa. A ideia do grupo é conseguir apoio a moção e recursos voltados para a Justiça Restaurativa.
Vagner Peruzzo comenta a questão da pluralidade do país e que cada estado conta com diferentes reivindicações. Cerca de 2 mil pessoas participam do evento e apresentam diferentes demandas. O diretor pedagógico cita os contrastes regionais e como a Conferencia atua nesse sentido.
A aproximação da comunidade com as escolas e inclusão no ambiente é outro fator defendido pela comitiva gaúcha. Ainda, compõem pilares de discussão na Conae questões orçamentárias, gestão democrática e formação continuada de professores. O tema definido para a Conferência foi “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.