A empresa escolhida para implementar o serviço de telemedicina em Caxias do Sul, com supervisão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já foi definida. A Prefeitura publicou o termo de homologação do resultado da licitação nesta terça-feira (28). A NXT Telessaúde LTDA, que ficou em primeiro lugar entre as 16 concorrentes, foi aprovada na prova de conceito realizada em 10 de janeiro. A expectativa da SMS é iniciar a prática de telemedicina ainda no primeiro semestre de 2025.
Segundo a avaliação da comissão, a empresa atendeu satisfatoriamente aos critérios estabelecidos no edital. Durante a prova de conceito, realizada presencialmente na sede da SMS, os membros da equipe da empresa demonstraram como seria o processo de marcação de consultas por telefone e de atendimento médico por videochamada.
A partir de agora, a equipe da SMS colaborará com a NXT na implantação do serviço, desenvolvendo os fluxos de atendimento, realizando testes necessários e divulgando o serviço à população, visando o início do funcionamento da modalidade, como explica o secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior.
Conforme o edital, a telemedicina incluirá consultas com médicos clínicos e especialistas em cardiologia, reumatologia, endocrinologia, psiquiatria, psicoterapia e neurologia. A telemedicina é mais uma opção para ampliar o acesso da população a consultas médicas, mas não substitui os atendimentos presenciais quando necessários.