O vereador do Republicanos foi o escolhido de Adiló Didomenico (PSDB) para representar os interesses do executivo na Casa do Povo. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito durante a abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, realizada na manhã desta terça-feira (4). Adiló também confirmou o nome de Wagner Petrini (PSB) como vice-líder do governo no legislativo.
Daniel Santos está em seu primeiro mandato como parlamentar, mas já ocupou uma das cadeiras da Câmara em julho de 2024, como suplente de Elisandro Fiuza, na ausência do então vereador. Daniel destaca que sua atuação durante o mês que esteve na Câmara foi um dos motivos da escolha de Adiló Didomenico, além do fato de estar em “sintonia” com o governo municipal. O vereador também salienta que além de defender as pautas do governo, seguirá cobrando firmemente as demandas ao executivo.
Como líder de governo, Daniel terá a preferência na discussão dos projetos de autoria do Executivo, da mesma forma, será o primeiro a receber as cobranças dos colegas de Casa. Ele reafirma que deve haver uma cobrança dos demais vereadores e da população pelo atendimento de pautas centrais, como é o caso da criação de mais cargos comissionados, os chamados CCs, pelo poder público municipal, assunto que gerou polêmicas no primeiro mês de gestão.
Daniel promete servir como uma conexão entre a câmara e os secretários de governo. Quanto as próximas pautas do Executivo que devem ser votadas, o vereador diz que ainda haverão reuniões com o prefeito e representantes das pastas para alinhar as prioridades de projetos. Daniel Santos é filiado ao Republicanos desde 2020. Ingressou na Câmara como suplente do partido, após João Uez assumir o comando do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).