O curso de Agronomia da Universidade de Caxias do Sul está promovendo uma ação solidária para auxiliar na recuperação do Rio Grande do Sul após as chuvas que atingiram o estado no mês de maio. O foco da iniciativa é prestar apoio ao setor agrícola, que foi severamente afetado pela situação climática. Professores, alunos e funcionários da instituição uniram esforços para produzir mudas de hortaliças, que serão doadas aos produtores que foram impactados direta ou indiretamente pelas chuvas na região do Vale do Caí.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Universidade, o primeiro lote, composto por 5 mil mudas de alface, já foi enviado para os municípios de Bom Princípio, Montenegro, Salvador do Sul, São José do Sul e Tupandi. Ao todo, serão distribuídas 20 mil mudas, incluindo variedades de repolho, couve-flor e brócolis, nessas localidades e no município de São Sebastião do Caí.

O trabalho de produção das mudas está sendo realizado nas estufas do Bloco 74 do Campus-Sede, um dos espaços de ensino que integram a infraestrutura do curso de Agronomia. O processo teve início em junho, com a semeadura das sementes, seguida de todos os cuidados necessários de irrigação e adubação.
A iniciativa teve início a partir de uma parceria com o escritório regional da Emater/RS em Lajeado, que atende os municípios dos Vales do Caí e do Taquari. Além disso, a ação contou com o apoio da empresa Agrimar, que fez a doação dos insumos necessários para a produção das mudas.