Após quase 12 anos, a pauta da implantação do trem regional está de volta a discussão pública. Foi aprovada na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (13) uma Frente Parlamentar de Apoio para tratar sobre o assunto. A proposta é da vereadora Sandra Bonetto (Novo) e contou com o apoio de 14 parlamentares – todos os presentes na sessão – do Republicanos, PP, PT, PC do B, PSD, PL e PRD.
A proposta original trata sobre a implementação de uma linha de trem ligando Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. O projeto chegou a receber um parecer favorável em um estudo de viabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2013. Mas desde então, a questão não obteve maiores avanços.
De acordo com o documento, a implantação do Trem Regional da Serra Gaúcha é uma maneira de garantir o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na região. O projeto busca solucionar os desafios de mobilidade e logística, como uma alternativa eficiente, segura e sustentável, além de impulsionar o turismo e o fortalecimento da economia local. Sandra destaca o crescimento econômico que o transporte pode trazer não apenas para Caxias do Sul, mas para toda a Serra.
Ainda conforme o requerimento, a frente irá atuar até 31 de dezembro de 2026, buscando por recursos estaduais e federais, fomentar as parcerias público-privadas (PPPs) e a promoção de ações para garantir a transparência e eficiência do projeto.