Com a estrutura do Caxias Plaza Shopping definida como o local que vai abrigar o Centro de Capacitação e Comércio de Caxias do Sul, desde a última segunda-feira (28), três agentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI) ocupam o espaço, que está em reforma, em uma sala administrativa improvisada. A partir desta quinta-feira (31), eles iniciam o contato com os ambulantes que hoje utilizam as calçadas das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano, por meio de agendamento de horários e solicitação da documentação necessária.
Do local, uma parceria com o Sebrae será responsável por realizar a regulamentação dos ambulantes como MEIs, enquanto a obra no espaço possui um prazo de 60 dias para ser finalizada.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), Jorge Catusso, o contato com os ambulantes estava em andamento antes mesmo da confirmação do espaço, por meio de orientações e auxílio na tradução de documentos e leis para o francês, realizada pelo Núcleo de Extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS), já que grande parte dos ambulantes é de origem senegalesa.
O secretário explica que o setor comercial, que corresponde a 43% do espaço físico e terá capacidade para 86 bancas de quatro metros quadrados cada, será pago pelos próprios ocupantes. Apenas no primeiro ano, o município subsidiará o pagamento integral do condomínio. No segundo ano, o comerciante pagará 33% do valor do condomínio; no terceiro, 66%; e no quarto ano, integralmente.
Os outros 57% do espaço serão destinados às salas de palestras e capacitações gratuitas pelo Capacita Caxias e ao Banco do Vestuário. Esses espaços de capacitação e qualificação profissional serão mantidos pelo município. Quanto à escolha dos ocupantes, serão priorizados os ambulantes que ocupam as ruas e que já foram cadastrados anteriormente no Organiza Caxias. Encerrada essa fase, se ainda houver espaços disponíveis, um segundo edital de credenciamento será disponibilizado para que MEIs locais possam se inscrever.
O credenciamento ocorre até o dia 22 de novembro. Além disso, dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp do setor de capacitações da SDEI, no número (54) 3218-6014, ou diretamente na sala administrativa, localizada no 2º andar.
1 comentário
Ben interessante, obrigado.