Uma demanda antiga da comunidade do Campos da Serra está próxima de ser atendida. Na próxima segunda-feira (17), será assinado pela Prefeitura de Caxias do Sul e a Caixa Econômica Federal o contrato para a construção do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel Brizola. O prédio é um desejo dos moradores do Campos da Serra, que aguardam pela sede da escola há 10 anos.
O repasse das verbas para a construção da escola foi anunciado ainda em janeiro deste ano, com a liberação de R$ 4.665.625,24 pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O assunto foi discutido pelo prefeito Adiló Didomenico, em sua viagem para Brasília em novembro de 2024, encaminhando a verba com representantes do Governo Federal.
A contrapartida do município para obra é de R$ 5.296.646,93. A Caixa Federal é o agente financeiro e representante do FAR – Fundo de Arrendamento Residencial, responsável pela contratação, acompanhamento da obra e desembolso dos recursos. A diretora da escola, Carmen Guimarães, salienta a importância de mais esse passo na busca pela sede, que agora está próxima de se concretizar.
O novo prédio será construído na rua Joaquim Longo no Loteamento
Campos da Serra e terá 14 salas de aula, biblioteca, sala de artes, laboratório e auditório com capacidade para atender cerca de 500 alunos por turno, em todos os anos do ensino fundamental. Segundo Carmen, uma escola no próprio bairro solucionará diversos problemas, além de ajudar na construção de uma identidade da escola com a comunidade.
Desde que foi instituída em agosto de 2014, a EMEF Governador Leonel Brizola ocupou espaços alugados ou emprestados. A partir de 2019, a instituição passou a funcionar junto à Escola Estadual Ivanyr Marchioro, no bairro Jardelino Ramos, atendendo apenas 145 alunos nos anos finais do fundamental.