Na tarde desta quinta-feira (24) o Município de Caxias do Sul divulgou alguns dados sobre os volumes de chuva na cidade. Segundo o setor de Recursos Hídricos do Samae, choveu 40mm em 30 minutos nesta quinta, o acumulo ocorreu por volta do meio-dia. Em meia hora o volume, segundo a estatística, representou a média estimada para uma semana.
Entre os estragos causado pela instabilidade na cidade, uma árvore de grande porte caiu com a força do vento na esquina das ruas Bento Gonçalves e Visconde de Pelotas. Bombeiros e equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) foram ao local para desobstruir as vias.
Houve pontos de alagamentos devido a grande vazão de água em pouco tempo. Estão nestes destaques as ruas Santo Ceroni (Panazzolo), Camilo Marcantonio (Floresta), esquina das ruas Sinimbu com Humberto de Campos (Lourdes), rua Júlio Calegari (Esplanada), rua Professor Júlio Feijó (Cidade Nova), rótulas Nelson Bazei e da Av. São Leopoldo. As galerias das ruas Sarmento Leite e Andrade Neves e uma caixa coletora na rua Marechal Floriano transbordaram com a força das águas. A rede de drenagem na rua Daltro Filho rompeu.
Tendo em vista esses problemas, foi informado que equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) trabalham desde então na desobstrução de bocas de lobo. A Secretaria Municipal da Habitação (SMH) forneceu lonas para 16 pessoas dos bairros Fátima e Planalto. A solicitação de lonas e telhas podem ser feita pelo WhatsApp 9 8403-8462.
O Serviço de Atendimento ao Usuário do Samae 115 encontra-se fora do ar. A comunidade pode entrar em contato com a autarquia pelo WhatsApp 54 99180.0893, pelo email: [email protected] ou pelo site: https://www.samaecaxias.com.br/.