Com o início de março é chegada a hora de pensar na declaração do Imposto de Renda 2025, por isso é fundamental que os contribuintes estejam atentos aos prazos e às atualizações nas regras de declaração do imposto para evitar problemas com a Receita Federal. A data para a declaração do IR 2025 ainda não foi divulgada pela Receita Federal, mas o prazo para a entrega deve ser semelhante ao do ano passado: de 17 de março até 31 de maio. O período foi estendido em 2024 em comparação a anos anteriores, quando terminava em abril.
A declaração do imposto de renda é obrigatória para todos os contribuintes que se enquadram em algumas situações específicas, sendo a principal delas, ter recebido rendimentos tributáveis durante o ano de 2024 que somados ultrapassem um determinado valor. No ano passado, o valor era de R$ 30.639,90. Os valores para 2025 ainda não foram divulgados pela Receita, mas a variação deve ser pequena.
Nos rendimentos tributáveis constam dados como salários, horas extras, férias, comissões, pró-labore, aluguéis e pensões. O delegado da Receita Federal, Leandro Tessaro Ramos, aconselha aos contribuintes que busquem adiantar a obrigação, reunindo as informações fiscais para o preenchimento da declaração.
Para evitar erros e cair na malha fina, é importante organizar a documentação com antecedência. Reúna todos os comprovantes de rendimentos, informes de saldos bancários, extratos de investimentos e recibos de despesas médicas e escolares.
Entre as principais novidades do IR 2025 está a obrigatoriedade de declarar transações via Pix e cartão de crédito. Segundo o Governo, a mudança se deve a busca de um maior controle sobre as movimentações financeiras, visando combater problema como a sonegação fiscal. Vale ressaltar ainda que quem perder o prazo de declaração estará sujeito a multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.