Os dados foram divulgados pela Receita Estadual em Caxias do Sul. Até terça-feira (25), os condutores do município haviam pago R$ 154 milhões referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025, o que representa 55% do total. Em relação à quantidade de veículos com o imposto quitado, o número chega a 93.767, correspondendo a 48%, enquanto 100.965 veículos, ou seja, 52%, ainda precisam ser regularizados. No total, os veículos do município devem pagar R$278 milhões. Para os condutores que ainda não efetuaram o pagamento, o prazo para obter os maiores descontos se encerra no próximo dia 28 de fevereiro.
Quem optar pelo pagamento em cota única até o fim do mês terá um desconto de 3%. Além disso, os proprietários que parcelaram o imposto em janeiro devem quitar a segunda parcela até essa data. Condutores com histórico limpo no trânsito têm direito a descontos progressivos, com 15% para quem não recebeu multas entre 1º de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2024, 10% para aqueles sem infrações desde 1º de novembro de 2022 e 5% para quem não teve registros a partir de 1º de novembro de 2023.
Já o desconto do Bom Cidadão, vinculado ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), oferece reduções conforme a quantidade de notas fiscais registradas com CPF, de 5% para quem acumular 150 notas ou mais, 3% para aqueles com 100 a 149 notas e 1% para contribuintes que tiverem entre 51 e 99 documentos cadastrados. Segundo o delegado substituto da Receita Estadual em Caxias do Sul, Volni Franzoi, os pagamentos realizados pelos condutores caxienses superaram os números apresentados pelo Estado. Ele também ressalta a importância de aproveitar os prazos para obter os descontos.
Os pagamentos podem ser realizados via internet banking nos bancos Banrisul, Bradesco (somente para correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil (também apenas para clientes). Além disso, o imposto pode ser pago pelo aplicativo oficial do IPVA RS, em lotéricas da Caixa Econômica Federal ou via PIX. Conforme a apuração global do IPVA no Estado, os números seguem uma tendência semelhante à registrada no mesmo período de 2024.