A comunidade do bairro Vila Ipê, em Caxias do Sul, foi contemplada com uma nova edificação ao lado do Centro Comunitário, que abrigará a capela mortuária. Com um espaço de 144 metros quadrados, a estrutura conta com duas salas multiuso, permitindo que dois velórios ocorram de forma simultânea, além de copa, banheiros e áreas de circulação. A obra foi possível após a prefeitura realizar uma compensação pela empresa José Tomé Administração e Participações, no valor de R$600 mil. Ao todo, a capela deve atender não apenas à comunidade do bairro, mas também a 30 bairros da região.
Segundo o coordenador de Relações Comunitárias, Zé Dambrós, que representou o Executivo durante a entrega, a Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) considerou a obra como uma das melhores construídas na região nos últimos tempos. Dambrós destaca a estrutura que era aguardada há anos pela comunidade e a necessidade de conservação do espaço por parte dos bairros vizinhos ao Vila Ipê, além da união dos presidentes das Associações de Moradores de Bairros (AMOBs) para administrar a nova capela. Além disso, haverá a cobrança de uma taxa para a limpeza e conservação do espaço.
Com as igrejas e centros comunitários proibidos de realizar velórios na cidade, esses locais, por vezes, acabam sendo utilizados devido à falta de outro espaço, ele destaca que o município, com a entrega da capela mortuária do bairro Vila Ipê, capelas públicas ainda representam um número pequeno diante dos mais de 500 mil habitantes de Caxias do Sul. Conforme o coordenador, a cidade está sendo mapeada para que futuramente novas capelas sejam construídas.
Atualmente, a única capela mortuária de responsabilidade municipal é a do Cemitério Público II, no bairro Rosário. Também há capelas públicas nos bairros Vila Seca, São Giácomo, Planalto e Século XX.
O ato de entrega dos espaços contou ainda com a presença do secretário de Gestão Urbana, Rodrigo Webber; do secretário adjunto da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), Michel Pilonetto; do presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter; dos vereadores Daiane Mello (PL) e Pedro Rodrigues (PL); além da comunidade beneficiada.