Representantes de Ruanda e do Vietnã estão em Caxias do Sul, visando estreitar laços e desenvolver possíveis parcerias entre a Serra Gaúcha e os dois países. A comitiva africana, que chegou a cidade na tarde desta quarta-feira (12), é liderada pelo embaixador da República de Ruanda no Brasil, Lawrence Manzi, que participou de reunião na sede do executivo com o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), o secretário de Turismo, Felipe Gremelmaier, o presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, entre outras lideranças locais.
Já a comitiva vietnamita, liderada pela embaixadora do Vietnã no Brasil, Trang Pham Hong, chegou a cidade durante a noite desta quarta-feira e se junta a delegação de Ruanda na agenda desta quinta-feira (13). Antes de visitarem a Serra, as autoridades cumpriram agenda na capital, com visitas ao Governo do Estado, e a ExpoDireto, em Não-me-Toque.
Na programação desta quinta-feira ainda constam uma reunião na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC Caxias), que também contará com a participação de representantes do Simecs, Simplas, CDL Caxias, Sindilojas, Sinduscon e outras entidades mantenedoras. Além de visitas a fábrica da Marcopolo, ao Complexo Industrial das empresas Randoncorp e a Universidade de Caxias do Sul, com foco nos projetos desenvolvidos envolvendo o uso do grafeno, o qual Caxias do Sul é referência.
O diretor executivo do MobiCaxias, Rogério Rodrigues, ressalta a busca por parcerias com outros países como forma de desenvolver não apenas Caxias do Sul, mas toda a região da Serra Gaúcha. Rogério destaca a visita das comitivas africana e asiática como um passo inicial para fomentar futuras parcerias estratégicas.
Entre os principais interesses logísticos das comitivas estão a agricultura, o polo metalmecânico, o plástico e a nanotecnologia desenvolvida na Serra. A visita do embaixador de Ruanda dá sequência as conversas iniciadas em Brasília, em 2023, nas Reuniões com a Liga Diplomática Africana. O principal enfoque da agenda de visitas é iniciar o processo de aproximação técnica e comercial atendendo as demandas identificadas durante a reunião na capital federal.