Com o começo do ano letivo de 2025 das escolas estaduais agendado para a próxima segunda-feira (10), os alunos do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza devem retornar na terça-feira (11). O motivo é a primeira etapa das obras em andamento na instituição. Conforme a nova diretora, Cristina Fabris, a equipe de obras organiza a parte hídrica dos banheiros no bloco onde foram construídas as novas salas de aula.
Além disso, ocorre a limpeza do espaço e a retirada dos instrumentos da banda, que estavam no bloco C. Esse bloco também precisa ser reorganizado, já que a parte inferior está em obras. A organização deve ocorrer neste fim de semana e na segunda-feira, para que tudo esteja pronto para o retorno dos estudantes na terça.
A diretora destaca os espaços que estão recebendo melhorias, como o auditório, o bloco C, o ginásio, além da construção de um novo reservatório e a finalização do reservatório de água. A expectativa é que a primeira etapa das obras seja concluída até o primeiro semestre. Ela ressalta que o ano letivo será marcado por mudanças necessárias de espaço, já que outras reformas ainda vão ocorrer.
O local passa por melhorias significativas, incluindo reformas nos banheiros e vestiários, pintura, instalações elétricas, hidrossanitárias e a recuperação da estrutura de concreto e metálica. O ginásio também foi reformado, com troca de telhas, recuperação do reboco, esquadrias e pisos, além de melhorias na pintura e cobertura.
Por questões de adequação ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), o auditório terá a capacidade reduzida de 1.000 para 860 lugares, mas continuará sendo o maior da cidade.
A segunda fase das obras, que começou em agosto do ano passado, contempla os prédios das salas de aula e deve ser concluída em 30 meses. A primeira fase teve um custo de R$ 5,9 milhões. Já a segunda fase foi orçada em R$ 14,2 milhões, com investimento do Estado.